Trabalhando com o livro Pirata de Palavras, de Jussara Braga.
Sequência didática:
1- Conversa informal na rodinha. (Em sala de aula )
2- Ida para a "quadra " da Unidade Escolar. (Infelizmente, não temos um espaço adequado para o desenvolvimento das atividades de Educação Física).
3- Hora da história - Análise da capa do livro e depois a leitura deste para os alunos.
4- Interpretação oral com os alunos. Sugestões de perguntas:
Qual o título do livro? / Qual o nome da autora? /Qual o nome do Ilustrador? / Em que editora o livro foi produzido? ( Pedir para que alguns alunos apontem essas informações na capa do livro )
Quem é o personagem principal?
O que este personagem gosta de fazer?
Qual a intenção do personagem ao colecionar palavras?
Por quantos dias ele colecionou palavras?
Por que no último dia ele colecionou poucas palavras?
Trocando a primeira letra do nome do personagem HEITOR por L, formamos a palavra leitor. Alguém sabe o que é um LEITOR?
5- JOGO DA VELHA - Montar a estrutura de um jogo da velha em uma cartolina, preparando como símbolos a serem utilizados, um tapa-olho e um chapéu de pirata. Fazer a brincadeira, propondo perguntas sobre a história. A cada acerto, o aluno perguntado escolhe o local onde deseja colocar o símbolo. No nosso caso, o jogo foi entre meninos e meninas.
6- Hora da Surpresa - Descobrimos juntos o que há no nosso baú: tapa-olho, bloquinho de anotações com as folhinhas organizadas em ordem alfabética e uma caneta com ponteira de pirata. Todos os alunos receberam esses objetos.
7- Colecionando palavras- Juntos, caminhamos por alguns espaços da Unidade Escolar e os alunos buscaram palavras que gostariam de colecionar e já registraram em seus bloquinhos.
8- Na sala de aula, os alunos decoraram as capas de seus bloquinhos e sistematizamos a interpretação feita oralmente, na quadra, em uma folhinha organizada pelas professoras.
0 comentários:
Postar um comentário